Guia de Utilização de Ferramenta de Contagem de Estoque [AutoSystem]

Apresentamos uma nova aplicação responsável por auxiliar a rotina de contagem de estoque. A ferramenta GESTÃO COLETOR DE DADOS, disponível na Play Store, faz a leitura dos códigos de barra de itens e quantidade, e integra com a base de dados presente no ERP (AutoSystem).

Passo a Passo:

Utilização do Aplicativo

1) Para baixar o aplicativo de contagem de estoque, é necessário acessar a loja de aplicativos (Play Store). e pesquisar o seguinte nome: Gestão Coletor de Dados.

Imagem (01) – Download do aplicativo.

2) Após instalar o aplicativo e acessá-lo, uma tela de login será exibida, solicitando o CNPJ da unidade, usuário e senha, conforme imagem (02).

Imagem (02) – Login de acesso do aplicativo.

3) Logo ap√≥s estar logado no aplicativo, ocorrer√° a sincronia de itens, buscando todos os produtos cadastrados na base de dados da unidade (Imagem 3). Caso este processo n√£o inicie automaticamente, deve-se clicar no bot√£o superior “Sincronizar”.

Imagem (03) – Login de acesso do aplicativo.

4) Ap√≥s ter realizado os passos anteriores, podemos iniciar a contagem de estoque. Na tela inicial do aplicativo, localizamos um bot√£o com o texto “Contar”, clicando nele ser√° solicitada uma nova tela onde as unidades ser√£o exibidas. O usu√°rio deve selecionar a unidade e o dep√≥sito corretamente para prosseguir com a opera√ß√£o (Imagens 4 & 5).

Imagem (05) Seleção de unidades.
Imagem (06) Seleção de depósitos.

5) Adiante o aplicativo ir√° solicitar a confirma√ß√£o referente as permiss√Ķes de uso de c√Ęmera, √© fundamental que o usu√°rio clique em “Permitir” visto que √© uma das fun√ß√Ķes b√°sicas para utiliza√ß√£o do aplicativo.

6) Ap√≥s permitir a utiliza√ß√£o da c√Ęmera, uma nova tela ser√° aberta, onde ser√° poss√≠vel fazer a leitura do item atrav√©s do c√≥digo de barra (Imagem 7).

Imagem (07) Leitura do código de barra.

7) Caso o procedimento n√ļmero 6 ocorra corretamente, uma nova tela ser√° exibida contendo as informa√ß√Ķes do item. Al√©m de solicitar a quantidade de itens da leitura, tamb√©m exibe as informa√ß√Ķes b√°sicas do item (assim evitamos contagem de itens incorretamente).

8) O aplicativo permite tamb√©m a contagem de itens que n√£o possuem c√≥digo de barra. Na tela de leitura, existe um bot√£o com o conte√ļdo “Produto sem c√≥digo”, e clicando nele acessamos uma nova tela onde √© poss√≠vel localizar o item desejado, conforme imagem (7 & 8).

Imagem (08) Inserção de item sem código de barras.

9) Ap√≥s finalizado o processo de contagem de estoque, retornarmos a tela inicial do aplicativo e clicamos no bot√£o “Produtos Contados” – Imagem (09).

Imagem (09)Finalização de contagem.

10) Na imagem 10, conseguimos verificar todos os itens que foram contabilizados durante a leitura. Não é possível fazer a exclusão os itens da contagem através desta tela, somente realizar a leitura e edição.

Imagem (10)Produtos contados.

11) Ap√≥s realizar a verifica√ß√£o da contagem, podemos clicar no bot√£o “Finalizar Contagem”, presente na tela inicial do aplicativo.

Imagem (11)Finalizar contagem.

Portal Web do Gestor

1) Após finalizar a contagem, devemos acessar o portal onde iremos coletar o item que contém o registro da leitura dos itens através do seguinte link: Estabelecimento | Login (gestaosoft.com)

Imagem (12)Portal Web.

2) Ao acessar a tela inicial (imagem 12 & 13), devemos clicar no menu “Contagens” presente na barra lateral esquerda. Ap√≥s isso, deve-se clicar no bot√£o “Buscar Todos” para que o portal liste todas as leituras realizadas.

Imagem (13)Bot√£o para baixar leitura.

3) Após baixar o item desejado, ele deverá ter a estrutura de arquivo presente na imagem (14). Onde carrega o código, a quantidade e a hora de leitura realizada pelo aplicativo

Imagem (14)Estrutura de arquivo.

Atrav√©s do portal Gest√£o Soft √© poss√≠vel realizar um controle espec√≠fico dos itens e cadastros feitos para a base de dados da unidade. √Č poss√≠vel realizar a sincronia de itens diretamente do portal web tamb√©m, caso algum item tenha sido cadastrado recentemente.

Vale ressaltar tanto o acesso ao portal web, quanto os dados de acesso para realizar as leituras, foram repassadas diretamente para a gerência das unidades que já utilizam esta medida para realizar as contagens de estoque.

Por quest√Ķes de seguran√ßa, solicitamos que o aplicativo seja instalado no celular da unidade, visto que n√£o podemos garantir a seguran√ßa da informa√ß√£o caso os registros sejam realizados diretamente pelo celular particular dos colaboradores.

Importação para o AutoSystem

1) Após Download do arquivo no portal Web, seguimos diretamente para o módulo Gerencial do AutoSystem. A seguinte rotina deve ser acessada para importar a leitura: Gerencial -> Estoque -> Inventário (Imagem 15).

Imagem (15)Rotina de registro de invent√°rio

2) Preenchemos o campo “Registrar invent√°ro atrav√©s do coletor de dados” (Imagem 16) e confirma. Ap√≥s confirmar uma nova janela ser√° exibida em tela questionando algumas informa√ß√Ķes do coletor. Em “Modelo” selecionamos a op√ß√£o “Cipherlab”.

Imagem (16)Registro de invent√°rio apartir de leitura de coletor.
Imagem (17)Seleção de modelo de estrutura de arquivo.

3) Ap√≥s realizar o passo n√ļmero 2, selecionamos a op√ß√£o “Caminho” e selecionamos o diret√≥rio onde o arquivo foi baixado (imagem 18).

Imagem (18)Caminho de diretório do arquivo de estoque.

4) Em seguida, √© necess√°rio preencher os dados referentes ao dep√≥sito, respons√°vel e turno pelo qual esta registrando esta leitura (Imagem 19). Ap√≥s preenchidas estas informa√ß√Ķes, deve-se clicar em “Coletar Produtos” e ai todos os itens que foram lidos do arquivo ser√£o exibidos em tela, tal qual suas quantidades. Caso ocorra algum problema com o item, ele n√£o esteja aparecendo corretamente ou sua quantidade esteja incorreta, deve-se realizar o ajuste manualmente.

Imagem (19) РAjuste de depósito e estoque.
Imagem (20)Conferência dos produtos.

5) A imagem (20) representa a tela onde deve ser feita a confer√™ncia dos produtos contados para que todos sejam importados ao estoque corretamente. Ao importar, devemos marcar a op√ß√£o “Utilizar o campo Turno para calcular a coluna Est. Atual” e tamb√©m a op√ß√£o “Utilizar as informa√ß√Ķes de Data/Hora informada na coluna – coletado em – para calcular a Est. Atual”.

Imagem (20)Conferência dos produtos.

6) Ap√≥s marcar estas op√ß√Ķes, podemos clicar em “Registrar invent√°rio”.

Imagem (21)Finalização de inventário.

7) Ao seguir os passos acima, chegamos na etapa final da importação da contagem de estoque. Ao confirmar a importação, o sistema irá questionar se o usuário deseja emitir a nota de perca/sobra (ficando a critério do usuário), e também o relatório com o estoque novo/antigo.


Was this helpful?

0 / 0