OBJETIVO
A rotina tem por objetivo a realização do estorno das baixas de Duplicatas a Pagar lançadas incorretamente no sistema.
ACESSOS E ATALHOS
O acesso a rotina ocorre por meio do menu: PSFinanceiro >> Caixas/Bancos >> Duplicatas >> Estorno de Duplicatas a Pagar:
CONFIGURAÇÃO
Assim como em outras rotinas, a rotina de Duplicatas: Estorno de Duplicatas a Pagar possui a configuração de intervalos para movimentação de documentos.
Essa configuração é muito utilizada, pois por meio dela é possível bloquear alterações e/ou lançamentos retroativos, prevenindo dessa forma possíveis divergências em suas apurações pertinentes.
A configuração é feita a partir da rotina Processos >> Movimentação de Documentos:
Nesta o usuário irá definir o período inicial e final em que movimentações Estorno de Duplicatas a Pagar poderão ser realizadas no sistema.
Definidos os períodos, qualquer movimentação feita antes ou depois dos períodos marcados como inicias e finais não será permitida, mediante a bloqueio no momento em que o usuário tentar incluir ou salvar a informação.
Uma informação muito importante é que o processo de estorno não pode ser realizado se o documento já estiver conciliado.
Outra configuração a ser realizada refere-se a visualização do histórico de lançamento estorno. Essa é feita através da rotina: Cadastros específicos >> Configuração financeira ou por meio do atalho Crtl + O (Letra).
Essa configuração se encontra na seção Configurações Gerais na opção Dados Cadastrais, onde haverá o seguinte questionamento:
Marcando “Sim” o usuário terá as informações de histórico de lançamento de estorno salvas e podendo ser visualizadas na rotina: Caixa Bancos >> Duplicatas >>Dup. Pagar – Histórico de Estorno. Caso seja marcado “Não” o processo descrito acima, não haverá nenhuma visualização na rotina, porém não impedirá a realização do estorno.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A rotina Duplicatas: Estorno de Duplicatas a Pagar disponibiliza ao usuário a opção de estornar uma duplicata que já tenha sido baixa previamente no sistema.
Tendo isso, se o usuário possuir alguma baixa salva que possui alguma informação incorreta ou qualquer outro tipo de situação que necessite que a baixa seja refeita, ele tem a possibilidade de fazer esse processo por meio da rotina.
Seguindo disso, ao abrir a rotina o usuário irá ter o contato inicial com a tela de Estorno de Duplicatas a Pagar:
Nesta o usuário irá informar os filtros para a visualização das duplicatas a serem estornadas:
Além dos filtros o usuário tem a opção de marcar uma data específica e aplicá-la nos registros clicando na opção Aplicar Data ou no atalho Alt + A.
Após definidas as aplicabilidades citadas acima, o usuário deve clicar no botão executar e, em seguida, o sistema trará a listagem de duplicatas a serem estornadas:
Partindo disso, é necessário apenas selecionar as duplicatas que irão ser estornadas marcando-as no checkbox (caixa de seleção) da coluna Estornar e, em seguida, clicando no botão Salvar disponível no canto superior da tela:
RESULTADOS ESPERADOS
A realização do estorno em duplicatas a pagar, conforme a aplicabilidade selecionada.
Was this helpful?
0 / 0